Às Ligas de Amigos dos Museus portugueses, está pelo IMC (já extinto e atual DGPC) reconhecida a importância do seu papel :

"Num sentido mais geral, todos os utilizadores de um museu são seus amigos; os doadores e os voluntários são, em si mesmo e pelos atos ou atividades que praticam, amigos especiais dos museus; mas o papel daqueles amigos que se auto-organizam e declaradamente assim se proclamam vai para além de todos os anteriores: a eles cabe também um importante e ativo papel social, reclamando, com a total liberdade e independência que o seu estatuto lhes confere, a obtenção das melhores condições para que o “seu” museu cumpra plenamente as funções sociais que a respetiva direção e eles próprios perseguem;

Os membros dos grupos dos amigos dos museus deverão ser os mais exigentes utilizadores dos espaços museológicos e dos seus serviços; sendo talvez os melhores conhecedores e apreciadores dos seus êxitos e dos seus fracassos, exige-se que sejam os primeiros a assinalar ambos, com lealdade, vivendo-os como se fossem seus; "

Para a AMIC - Liga dos Amigos do Museu Nacional Machado de Castro, acrescentamos ainda:

Ser amigo é fazer parte. É estar presente nos bons e maus momentos. É conhecer as necessidades e até antecipá-las. Ajudar a ultrapassar obstáculos e a comemorar alegrias.

É ter um olhar crítico e independente.Atento e exigente.

Os amigos do Museu Nacional de Machado de Castro são uns amigos especiais, cuja principal motivação é a promoção do Museu, e a sua aproximação à sociedade civil.

São cidadãos interessados, que partilham um grande afecto e orgulho pelo Museu, contribuindo activamente para a promoção cultural dos seus associados.

Levam o Museu mais longe, através de um plano de actividades diversificado, ao encontro das expectativas dos seus membros e do público em geral.

Convidamo-lo a envolver-se na Liga dos Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro.

Traga consigo a amizade pelo Museu, a sua imaginação, e a sua vontade de participar!

Traga consigo a certeza de que o saber ocupa lugar.

Inscreva-se

A Presidente da AMIC

Paula Sobral




Estatutos da AMIC


Regulamento Interno da AMIC


Conheça o nosso blogue


Siga-nos no Facebook


Novos Amigos