Estrutura metálica montada para retirar os retábulos em pedra policromada Estrutura metálica montada para remover os retábulos em pedra policromada

Remoção de um fragmento de retábulo da parede Transporte de um fragmento de retábulo

Prevenir para preservar o patrimonio museológico.pdf

As obras de ampliação e requalificação do Museu exigiram a deslocação de todas as coleções para fora do edifício. A sua reacomodação em novos locais obedeceu a três requisitos essenciais: facilidade de acesso; possibilidade de estudo e documentação no espaço de reserva; condições de segurança e preservação.

Estrutura modulada instalada na Igreja de S. João de Almedina para guardar as coleções Coleção de mobiliário na estrutura modulada da Igreja de S. João de Almedina

Coleção de textêis na estrutura modulada da Igreja de S. João de Almedina Coleção de escultura na estrutura modulada da Igreja de S. João de Almedina

Coleção de escultura em pedra na estrutura metálica da oficina de conservação Coleção de escultura em pedra na oficina de conservação

Disposição da coleção de escultura na reserva Fragmentos de retábulo na oficina de conservação

Para garantir essas condições, dotaram-se os locais de instalação elétrica totalmente nova e com tubagem exterior, detetores e extintores de incêndio, aquecimento, desumidificadores e humidificadores. A guardaria presencial é assegurada 24 sobre 24 horas.

Os registos de temperatura e humidade relativa são apreciados diariamente para eventual correção.

Na reserva principal, que reúne a maior diversidade de materiais, a inércia do edifício e a possibilidade de ventilação natural oferecem condições de ambiente normalmente satisfatórias.

A matéria-prima privilegiada para a confeção de produtos e equipamentos de embalagem foi o polietileno evitando-se a utilização de materiais quimicamente instáveis e/ou favoráveis à proliferação de insetos xilófagos e microrganismos.

Contentores de polietileno para guardar peças pequenas Contentores de polietileno para guardar peças pequenas

Escultura em madeira embalada Disposição da coleção de escultura na reserva