O Projeto “NÓS no musEU” surge no âmbito da colaboração entre o MNMC (Museu Nacional de Machado de Castro) e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC).

Tendo como base a missão do Museu, o paradigma da inclusão social, e a necessidade de assegurar a acessibilidade em todas as suas dimensões, o Museu Nacional de Machado de Castro pretende reforçar o seu papel enquanto agente activo ao nível da intervenção comunitária, desenvolvendo vários projectos no âmbito das necessidades educativas especiais.

O que é?

O projecto “NÓS no musEU” propõe-se revigorar a proximidade com a cultura por parte da comunidade, adaptando e flexibilizando as acessibilidades, para que seja possível incluir todos - crianças, jovens e adultos - no sentido de usufruir do património arqueológico, arquitectónico e artístico que se conserva no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC).


Quais os objetivos?

Este projeto tem como objetivos gerais:

• Incluir através da fruição de obras das arte do MNMC e sua contextualização histórica;
• Consciencializar para a cultura e para o património móvel, imóvel e imaterial.

Como posso participar no projeto?

De modo a poder integrar o projeto, enquanto participante, é necessário contactar o Museu Nacional de Machado de Castro, onde será possível agendar datas para esclarecimento. A sessão de esclarecimento pretende realizar o levantamento de necessidades e de singularidades de forma a adaptar o projeto às necessidades educativas especiais de cada público-alvo.

Existe um número limite de participantes por sessão?




Depende das com as especificidades de cada grupo. Varia sobre tudo de acordo com a mobilidade dos elementos do grupo.

Que sessões já foram realizadas?

De Janeiro a Junho de 2013 foram realizadas visitas com oito grupos com especificidades diferentes ao abrigo do projeto 'NÓS no musEU'. Estas visitas resultam de uma constante preocupação de aperfeiçoamento e de adaptação às especificidades de cada grupo de participantes, procurando sempre corresponder às suas necessidades educativas específicas, de forma a incluir através da fruição de obras de arte do MNMC e sua contextualização histórica; consciencializar para a cultura e para o património móvel, imóvel e imaterial.

1. Adultos

2. Crianças e Jovens